O Corpo de Bombeiros Militares do estado de São Paulo (CMB-SP) anunciou a abertura de um processo seletivo público de significativa importância. Este edital visa preencher, por tempo determinado, um total de 600 vagas para o cargo de Guarda-Vidas. A atuação dos profissionais selecionados ocorrerá em praias do litoral paulista, bem como em locais identificados como praias de águas interiores, incluindo rios e represas com acesso público no Estado de São Paulo.
O número do edital e a data de publicação não foram especificados no documento liberado, mas o chamamento gera grande expectativa entre possíveis candidatos. As inscrições para participar dessa seleção já têm datas definidas: iniciam-se no dia 24 de setembro de 2025 e terminam em 20 de outubro de 2025. Durante esse período, os interessados poderão se inscrever pelo site oficial das inscrições ou presencialmente nas Unidades do Corpo de Bombeiros, conforme indicado nos locais especificados no edital. É um procedimento sem custos, já que a taxa de inscrição foi isenta.
O cargo de Guarda-Vidas requer uma disposição física satisfatória, sendo assim, os candidatos de ambos os sexos devem ter mais de 18 anos e possuir o ensino fundamental ou um equivalente completo. Além disso, precisam ser brasileiros, estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares, quando estas se aplicarem. São também exigidos a boa saúde física e mental, além da inexistência de antecedentes criminais - pré-requisitos detalhados para garantir um corpo de profissionais aptos e responsáveis.
Quanto ao salário e benefícios, o regime de contratação oferece um piso remuneratório de R$ 1.850,00 para uma carga horária de 40 horas semanais. Junto a isso, são adicionados benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, uniforme com identificação ostensiva, equipamentos necessários, 13º salário, férias proporcionais ao período trabalhado e seguro de vida e de acidentes pessoais.
Ao detalhar a distribuição das vagas, o edital informa que elas estão localizadas em diversas regiões, com oportunidades em cidades como Ilha Comprida, Guarujá, Iguape, Bertioga, Peruíbe, São Sebastião, Itanhaém, entre outras. Cada uma dessas localidades tem um número específico de vagas, conforme suas necessidades particulares.
Passando à etapa das provas, os candidatos enfrentam uma seleção rigorosa com várias fases. Inicialmente, o deferimento da inscrição será baseado na análise da documentação apresentada, necessitando um atestado médico que comprove aptidão física. Isso será seguido pela análise dos documentos que comprovam os requisitos previstos, como idade, escolaridade e ausência de antecedentes criminais. As provas práticas de habilidades técnicas, de caráter eliminatório e classificatório, requerem que os candidatos realizem duas provas físicas: uma corrida de 1.000 metros que deve ser completada em até 8 minutos e um nado de 200 metros em piscina no tempo máximo de 6 minutos.
Além disso, é prevista uma investigação social que analisa conduta e verifica antecedentes junto a órgãos policiais e judiciais estaduais e federais. Essas avaliações são determinantes para a seleção final dos guarda-vidas, com a data das provas começando em 21 de outubro de 2025. A confirmação detalhada do local e horário para a realização das provas será divulgada no endereço eletrônico mencionado e nos locais de inscrição.
Finalmente, a validade deste processo seletivo tem um prazo de seis meses, contados a partir da publicação de seu resultado final. Embora informações específicas como a data do gabarito não tenham sido divulgadas, a estrutura deste processo seletivo é minuciosa e visa garantir que os melhores candidatos sejam escolhidos para atuar na proteção das áreas de lazer aquáticas de São Paulo, assegurando a segurança do público nestes locais. A expectativa e o entusiasmo em torno desta oportunidade são altos, tanto pelo prestígio do cargo quanto pelo impacto positivo que tais profissionais podem ter na segurança das praias.