As práticas profissionais podem ser explicadas, segundo diferentes enfoques. A ênfase em uma ou mais variáveis permeia os marcos conceituais dessas teorias, dando-lhes caráter específico. No que se refere às Teorias da Administração aplicadas na organização dos serviços de saúde e de enfermagem, associe as Teorias aos seus pressupostos.
Teoria de Administração
Pressuposto
1. Teoria Científica ou Taylorismo
A. Nessa abordagem, a preocupação com a “estrutura” transferiu-se para o “processo” e para a “dinâmica organizacional”. A ênfase, entretanto, se mantém na variável pessoas.
2. Teoria Clássica
B. Preocupa-se exclusivamente com a estrutura formal da organização. Nas instituições de saúde, essa Teoria é representada pela estrutura rigidamente hierarquizada, com estabelecimento de subordinação de um indivíduo a outro e de um serviço a outro.
3. Teoria das Relações Humanas
C. O ponto mais crítico dessa teoria é seu aspecto mecanicista, considerando o homem como peça de uma engrenagem. Predominam regras e diretrizes que padronizam e determinam o comportamento do trabalhador na organização.
4. Teoria Comportamentalista
D. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia e racionalização do trabalho, entre outros, passaram a ser contestados. Na enfermagem, essa Teoria contribui com a proposição da liderança como estratégia de condução do grupo.
5. Teoria Burocrática
E. Valorização das normas e regulamentos. Visa à eficiência organizacional como objetivo básico. As emoções não fazem parte do comportamento estabelecido.
Assinale a alternativa que corresponde à associação CORRETA.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.