Os espécimes de Moluscos coletados e transportados ao laboratório que se destinam à dissecção para identificação ou outros fins devem ser preparados e fixados para conservação. Um desafio é evitar que as partes moles fiquem retraídas dentro da concha depois da morte dos animais. Todas as alternativas abaixo apresentam métodos de evitar a contração do animal dentro da concha, exceto:
A
deve-se matar o animal rapidamente pelo calor, para isso aquecer a água a 70 °C, levar o espécime com uma pinça ao calor do vapor, próximo a superfície, até que ele se exteriorize da concha. Mergulhá-lo em seguida, por alguns segundos dependendo do tamanho do animal, e retirá-lo. Para extrair o molusco da concha, basta tracioná-lo pelo pé.
B
colocar o espécime em um recipiente com água e levá-lo ao freezer por uma noite. Na manha seguinte, deixar fundir o gelo apanhar os moluscos e com uma pinça tracionar pelo pé, para retirar o molusco da concha.
C
depois de fixar o animal, este deve ser submetido a uma solução saturada de NaCl a 20% que fará com que as suas partes moles sejam facilmente distendidas. Para extrair o molusco da concha basta tracioná-lo pelo pé.
D
colocar os moluscos em frasco com pequeno volume de água e deixar sobre a superfície líquida uns poucos cristais de mentol. Manter os animais no frasco por mais de 6 horas, ao fim das quais serão insensíveis a estímulos e podem ser diretamente fixados. O molusco anestesiado ficará em extensão fora da concha, para retirá-lo basta tracionar o pé.
E
colocar os moluscos em frasco com pequeno volume de água e pingar sobre a superfície líquida solução saturada de mentol em álcool a 95%. Levar o recipiente ao freezer por uma noite. Na manha seguinte, deixar fundir o gelo apanhar os moluscos e com uma pinça tracionar pelo pé, para retirar o molusco da concha.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.