Pré-escolar, com 3 anos, do sexo masculino, apresenta história de ingestão de pequeno brinquedo imantado de neodímio há cerca de 1 hora. É levado ao pronto-socorro. Não apresenta sintomas e não existem alterações no exame físico.
Sobre essa condição, é correto afirmar:
A
A remoção endoscópica de um único ímã geralmente não é necessária, a não ser que não se possa determinar se é um único ímã ou mais de um aderidos.
B
Radiografia não deve ser realizada para estimar a posição, e a remoção deve ser rápida no caso de um único imã, de 0,5 cm, mesmo no paciente assintomático, quando o local é passível de remoção endoscópica, independentemente do tempo de ingestão.
C
Pode-se prescrever laxativos por via oral, de ação osmótica, para acelerar o trânsito intestinal para corpos estranhos localizados próximos ao ângulo de Treitz.
D
Imãs de neodímio mais modernos foram concebidos para brinquedos infantis, pois são mais seguros, e sua ingestão deve ser abordada de forma expectante, aguardando-se sua migração pelo trato intestinal.
E
A tomografia computadorizada é o exame de eleição e preferencial para localização do corpo estranho, por ser um elemento radiotransparente.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.