Popularmente conhecido como teste do pezinho, o exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), que tem o objetivo de rastrear a população a fim de identificar distúrbios e doenças no recém-nascido, em tempo oportuno, para que seja feita a intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/06-6-dia-nacional-do-teste-dopezinho-6/
Sobre o teste do pezinho, assinale a alternativa correta:
A
O teste do pezinho possibilita o diagnóstico restrito às doenças metabólicas e genéticas como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias.
B
A coleta de sangue para realizar a triagem neonatal deverá ser feita, no máximo, até o 5º dia de vida e sempre 24 horas após a primeira amamentação/alimentação do recém-nascido.
C
Tendo o bebê nascido prematuro, em uso de leite materno, fórmula ou Nutrição Parenteral Parcial (NPP), recomenda-se, se autorizado pelo médico, a pausa de duas horas para realização da coleta. Caso a pausa não seja possível, a coleta não deve ser realizada.
D
Não há contraindicação para a realização do teste em crianças que passaram do prazo indicado, uma vez que a maioria das patologias triadas são possíveis de detecção em papel filtro até após 120 dias de vida do bebê.
E
As patologias do Teste do Pezinho são classificadas como Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Todas são crônicas, congênitas, genéticas e incuráveis, com manifestações clínicas que se iniciam no primeiro ano de vida.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.