A vegetação predominante no município de Divinópolis pertence ao bioma Cerrado. Sobre esse tipo vegetacional e os aspectos envolvidos em estudos para sua restauração, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
O gradiente fisionômico da vegetação de Cerrado apresenta cinco variações influenciadas por fatores naturais e antrópicos. A disponibilidade de água e nutrientes, por exemplo, faz o cerrado variar de campo limpo (tipo predominantemente herbáceo, com raros arbustos e ausência completa de árvores) até cerradão (árvores formando um dossel contínuo, semelhante a uma floresta seca), passando por estágios intermediários como campo sujo, campo cerrado e cerrado stricto sensu.
B
As plantas de espécies de Cerrado precisam de muita água nas fases finais de crescimento, estágio no qual suas raízes axiais atinjam as reservas de água nas camadas mais superficiais do solo antes da estação úmida. Por isso, a época ideal de plantio de mudas é logo após o fim da estação chuvosa, ocasião que não é necessária a irrigação, uma vez que os solos básico-argilosos característicos desse bioma apresentam baixos teores de alumínio, o que pode dificultar a lixiviação reversa de nutrientes.
C
As plantas de Cerrado geralmente apresentam estruturas subterrâneas muito desenvolvidas (raízes, tubérculos, xilopódios), que possibilitam a rebrota rápida e vigorosa após impactos como o corte, o fogo ou a geada, dependendo muito menos da dispersão e germinação de sementes do que as espécies de floresta. Dessa forma, pode-se dizer que o Cerrado tem uma enorme capacidade de resistir às perturbações e recuperar rapidamente sua estrutura e riqueza de espécies, sem que seja necessária intervenção humana.
D
Áreas de Cerrado onde o solo tenha sido revolvido muitas vezes e alterado quimicamente por corretivos e fertilizantes geralmente não apresentam potencial de regeneração natural. Essas práticas de uso do solo tendem a eliminar as estruturas subterrâneas que poderiam rebrotar e, além disso, há raros registros de recuperação da vegetação de Cerrado a partir de banco de sementes do solo ou trazidas por vento ou por animais, colonizando áreas totalmente desmatadas e cultivadas intensamente por anos a fio. Nessas áreas, a técnica mais recomendada é o plantio de espécies de cerrado, seguindo as práticas silviculturais convencionais, com pequenas adaptações.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.