A atuação do serviço social junto às famílias é fundamental para a promoção do bem-estar social e para o enfrentamento das vulnerabilidades e desigualdades sociais. Segundo Yamamoto (2008, p. 88), “o trabalho com famílias no serviço social exige uma abordagem que considere a complexidade das relações familiares e a diversidade de suas configurações, buscando sempre a promoção da autonomia e o fortalecimento dos vínculos sociais”. Considerando a importância do Serviço Social no trabalho com as famílias, são princípios da atuação do assistente social junto às famílias:
I. Integralidade: considerar a família em sua totalidade, levando em conta todas as suas dimensões (econômica, social, cultural, afetiva) e a complexidade de suas relações.
II. Empoderamento: buscar fortalecer a autonomia das famílias, incentivando a participação ativa dos membros familiares na busca de soluções para suas próprias demandas.
III. Sigilo profissional: respeitar o sigilo das informações compartilhadas pela família, garantindo a confidencialidade e a proteção dos dados pessoais dos membros familiares.
IV. Controle social: atuar de maneira a garantir a participação das famílias nas políticas públicas, promovendo o acesso aos direitos sociais e a construção de uma cidadania ativa e consciente.
V. Centralização: focar na gestão centralizada das ações, priorizando decisões hierárquicas e estruturadas para a distribuição de recursos e assistência, garantindo uniformidade nas abordagens e procedimentos.
Está correto o que se afirma em
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.