#7579 2019 - Professor (Pref Carnaíba)/História
Matéria: História
Assunto: Não classificado

“A produção industrial nas cidades estava organizada em associações profissionais que chamamos de corporações de ofício, conhecidas na Idade Média apenas por “ofícios” (métiers na França, ghilds na Inglaterra, Innungen na Alemanha, arti na Itália). Suas origens são controvertidas, mas as razões para o agrupamento são claras: religiosa, daí muitas vezes ter derivado de confrarias, isto é, de associações que desde o século X existiam para cultuar o santo patrono de uma determinada categoria profissional e para praticar caridade recíproca entre seus membros; econômica, procurando garantir para eles o monopólio de determinada atividade; político-social, com a plebe de artesãos tentando se organizar diante do patriciado mercador que detinha o poder na cidade.”
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente, 2002.)
Sobre as corporações de ofícios, analise as afirmativas abaixo: 
 
I. Foram instituições que surgiram, desenvolveram-se e predominaram na Idade Média, sendo pouco representativas da economia mercantilista da Época Moderna, quando em meados desse período acabou por desaparecer completamente.
 
II. Normalmente eram constituídas por várias oficinas, as únicas que podiam produzir uma determinada mercadoria na cidade. Cada uma das oficinas pertencia a uma pessoa conhecida por mestre. Este era dono da matéria-prima, das ferramentas e do resultado econômico gerado pela produção.
 
III. Os jornaleiros não eram assalariados, recebendo produtos fabricados na oficina, em um sistema semelhante ao que estavam submetidos os servos nos campos. Por outro lado, os aprendizes eram jovens que buscavam aprender os segredos da profissão, vivendo, para isso, ao lado do mestre e pagando a ele pelo aprendizado, alojamento e pela alimentação. 
 
Está CORRETO o que se afirma em
Explicação (Assistente Virtual)

Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.

Quer avançar em seus estudos?

Seus concorrentes já estão usando.

ESTUDE DE GRAÇA