“A distinção decisiva entre o domínio totalitário, baseado no terror, e as tiranias e ditaduras, impostas pela violência, é que o primeiro volta-se não apenas contra os seus inimigos mas também contra os amigos e correligionários, pois teme todo o poder, até mesmo o poder dos amigos. O clímax do terror é alcançado quando o Estado policial começa a devorar os seus próprios filhos, quando o carrasco de ontem torna-se a vítima de hoje. É este o momento quando o poder desaparece inteiramente.
(Hanna, Arendt. Da Violência).
O nazismo e o fascismo são os dois mais conhecidos regimes totalitários e ainda hoje inspiram uma série de pessoas com suas ideias, tendo como características:
I. Antissemitismo - os judeus, na Alemanha, foram declarados como inimigos da nação, sendo atreladas a eles as dificuldades econômicas e sociais que os alemães estavam vivendo.
II. Anticomunismo - os comunistas foram culpados pelos nazifascistas como sendo os maiores responsáveis pelos problemas sociais e econômicos existentes. Muitos foram perseguidos, presos e executados pelos nazifascistas da Alemanha e Itália.
III. Liberalismo - defendia a liberdade econômica, sem intervenção por parte do governo. Este não deveria controlar a economia, deixando-a sob o controle do mercado, sendo considerada a única maneira para se atingir o desenvolvimento da nação.
Está CORRETO o que se afirma em
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.