Considere que gestor de determinada entidade pública esteja cogitando aplicar os conceitos da Teoria das Necessidades Humanas, formulada por Abraham Maslow, a fim de promover motivação no ambiente do trabalho. Nesse sentido, pretende priorizar as necessidades de autorrealização dos colaboradores. A conduta pretendida pelo gestor, de acordo com os preceitos da teoria de Maslow,
A
está correta, pois Maslow inovou ao propor que os fatores motivacionais básicos do indivíduo estão ligados ao desejo de pertencimento ao grupo, reconhecimento e autorrealização, não envolvendo necessidades ligadas à subsistência.
B
mostra-se equivocada, eis que a Teoria das Necessidades Humanas predica que apenas as necessidades mais básicas, de sustento próprio e da família, são indutoras da motivação do indivíduo no ambiente de trabalho.
C
deve considerar que os colaboradores somente se sentirão motivados a buscar a realização de tais necessidades, depois de atendidas outras necessidades situadas nos níveis inferiores da pirâmide de Maslow, como as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de estima.
D
não faz sentido, eis que esse tipo de necessidade, de natureza subjetiva e intangível, não se insere na hierarquia dos fatores motivacionais proposta por Maslow na pirâmide que representa graficamente a referida Teoria.
E
deve considerar que apenas tal fator, isoladamente, não gerará motivação, por se tratar de reforço positivo, sendo necessário agregar, no mesmo nível hierárquico, fatores objetivos, tais como o receio da perda das condições materiais de subsistência.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.