Bonamino e Sousa (2012) afirmam que “os resultados da Prova Brasil de 2007 passaram a integrar o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino”. Segundo as autoras, o princípio básico de tal indicador é o de que
A
o conteúdo programático do currículo deve ser redefinido, de modo a atender ao que é avaliado pela Prova Brasil; assim, as escolas devem antecipar os conteúdos para que os alunos consigam responder aos testes e ter bons resultados.
B
a performance da escola nas provas deve ser atrelada a remunerações da equipe pedagógica, variando a remuneração mensal dos educadores em decorrência dos resultados dos alunos.
C
a qualidade da educação envolve a perspectiva de que o aluno aprenda e passe de ano e, com o Ideb, o desempenho passa a ser medido por meio da Prova Brasil, e a aprovação, por meio do Censo Escolar.
D
o preparo para os testes assegura a qualidade do ensino, o que pode ser conseguido pela reprodução de questões da Prova Brasil em sala, nas provas bimestrais, para que os alunos se habituem ao seu formato.
E
os resultados da escola e das turmas, na Prova Brasil, devem orientar o currículo e o trabalho escolar, definindo habilidades, competências e conteúdos a serem ensinados, estreitando e facilitando o currículo escolar.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.