Almeida (in Bacich e Moran, 2018) afirma que são muitos os métodos associados às metodologias ativas com potencial de levar os alunos a aprendizagens por meio da experiência impulsora do desenvolvimento da autonomia, da aprendizagem e do protagonismo.
Segundo a autora, as metodologias ativas
A
recusam a prova escrita como instrumento de avaliação e colocam o protagonismo do estudante como um princípio para a aprendizagem, a partir da diminuição da autonomia e relevância do professor.
B
rompem com o pensamento da Escola Nova, como o de John Dewey, pelo afastamento que essas teorias promovem do conhecimento científico, em nome de uma exaltação esvaziada dos saberes e interesses do educando.
C
podem ser propostas, entre outras estratégias, por meio da problematização, da sala de aula invertida, da aprendizagem por projetos, da criação de jogos, do design thinking e do desenvolvimento do currículo STEAM.
D
requerem o uso das tecnologias digitais e, por esse motivo, subtraem a mediação docente, conferindo às tecnologias a função de atuarem como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem.
E
permitem que os estudantes façam tarefas idênticas e aprendam ao mesmo tempo todo o conteúdo, pois atuam na zona de desenvolvimento real (ZDR) dos alunos, deixando de atuar na zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.