Bussmann (in: Veiga, 2010) afirma que “caminhar na direção da democracia na escola, na construção de sua identidade como espaço-tempo pedagógico com organização e projeto político próprio, com base nas convicções que envolvem o processo como construção coletiva”, entre outros aspectos, exige
A
o conhecimento da realidade escolar baseado em diagnóstico sempre atualizado e acompanhado.
B
a participação ativa e consciente de toda comunidade escolar em processos eleitorais, elegendo diretamente na escola: Diretores, Coordenadores, Supervisores e Conselheiros.
C
a eliminação das diversas formas de conflito ocorridas no contexto escolar, tanto nas relações entre e com os estudantes, quanto nas relações entre docentes e demais adultos.
D
a participação autônoma da comunidade escolar; assim, Diretor e Coordenador devem abster-se de realizar tarefas de gerência ou articulação de pessoas na escola, incentivando a autogestão.
E
a elaboração, a escrita e a conclusão do projeto pedagógico no primeiro mês letivo, de modo que sua escrita gere um “programa oficial” inalterável, que deve ser seguido com fidelidade e rigor.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.