Oliveira-Formosinho (in Oliveira-Formosinho; Kishimoto, Pinazza, 2007) discorre a respeito de dois modos de se fazer pedagogia: a pedagogia da transmissão e a pedagogia da participação. Nessa análise, Formosinho afirma que a pedagogia da participação
A
tem como objetivo adquirir capacidades pré-acadêmicas, acelerar aprendizagens e compensar deficit, apresentando uma avaliação classificatória que valoriza os conhecimentos prévios dos estudantes.
B
motiva, por meio de reforços seletivos externos vindos do professor, que tem como papel diagnosticar, prescrever tarefas, moldar, reforçar comportamentos e avaliar produtos; incentiva o uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs).
C
promove alta interação entre professor e criança, e baixa interação entre criança e criança ou entre criança e material; nela, cabe ao docente organizar o processo de aprendizagem partindo do simples para o complexo, do concreto ao abstrato.
D
incentiva a criança a discriminar estímulos exteriores, a evitar erros e corrigi-los imediatamente; apresenta um processo de aprendizagem que visa a uma mudança comportamental observável, realizada através do ensino, visando a um melhor desempenho.
E
utiliza como método a aprendizagem pela descoberta, a resolução de problemas e a investigação; nela, entre as funções do papel do professor, está estruturar o ambiente, escutar, observar e formular perguntas; utiliza materiais variados, com uso flexível.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.