#3748 2024 - Fonoaudiólogo (Divinópolis)
Matéria: Fonoaudiologia
Assunto: Não classificado

As disartrias são um grupo de distúrbios motores de fala de origem neurológica, que englobam anormalidades da respiração, fonação, articulação, ressonância e/ou prosódia. A diminuição da inteligibilidade da fala associada à disartria pode causar desafios na participação em atividades cotidianas, bem como rupturas sociais e emocionais. Sobre as disartrias, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A alteração nas bases motoras da fala ocorre devido a irregularidades de força, velocidade, amplitude, firmeza ou precisão do mecanismo de fala. De acordo com tipos específicos de deficit ou patologia neurológica, existem diferentes tipos de disartria, como flácida, espástica, hipercinética, hipocinética, atáxica, mista e lesão do neurônio motor superior unilateral. 
 
II. As disartrias hipocinéticas e hipercinéticas resultam da ruptura dos circuitos dos gânglios da base. A disartria hipercinética está associada, mais frequentemente, com a doença de Parkinson, podendo também emergir de etiologias vasculares; as disartrias hipocinéticas englobam patologias que cursam com movimentos voluntários hipocinéticos, como os casos de coreia – que também pertencem à doença de Huntington, distonia, tiques – síndrome de Gilles de la Tourette – entre outros. 
 
III. A disartria flácida ocorre devido a danos nos neurônios motores inferiores (nervos cranianos e/ou espinhais) e a disartria espástica é uma consequência do dano bilateral aos neurônios motores superiores (tratos corticobulbar/corticoespinais). Os casos de disartria do neurônio motor superior unilateral (UUMN), frequentemente incluem comprometimento cognitivo-comunicativo concomitante, como negligência visuoespacial ou deficits pragmáticos. 
 
Está correto o que se afirma em
Explicação (Assistente Virtual)

Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.

Quer avançar em seus estudos?

Seus concorrentes já estão usando.

ESTUDE DE GRAÇA