O ceceio é uma ocorrência frequentemente encontrada nas alterações fonéticas. Estudos que investigaram associação do ceceio anterior com a idade, gênero, tipo de mordida, deglutição atípica, oclusão dentária, tônus muscular rebaixado, presença de hábitos orais, modo respiratório, presença de diastema e crescimento craniofacial mostraram resultados divergentes. Sobre o ceceio, analise as afirmativas a seguir.
I. O posicionamento alterado de língua nos planos vertical e anteroposterior ocasiona transtornos articulatórios como ceceio anterior (na produção das fricativas linguoalveolares /s/ e /z/) ou interdentalização (na produção das plosivas /t/ e /d/ e nasal /n/).
II. A respiração oral não contribui para a ocorrência de ceceio anterior ou lateral, uma vez que a flacidez da língua e dos lábios, a retração de lábio superior e possíveis alterações oclusais causam as mordidas abertas e cruzadas, não os ceceios.
III. Problemas das estruturas orofaciais que surgem em decorrência de hábitos parafuncionais, como o uso prolongado da mamadeira, podem provocar alteração na relação de dentes superiores e inferiores e hiperatividade da musculatura elevadora da mandíbula. As relações espaciais entre as extremidades incisais inferiores e as superfícies dos dentes antagonistas são fatores determinantes na produção de vários fonemas fricativos, assim como a relação destes com a língua e os lábios. Alterações nessas relações podem gerar várias distorções sonoras como o ceceio.
Está correto o que se afirma em
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.