Os jornalistas, assim como outros profissionais, necessitam de um código de ética, um acordo explícito entre todos com o compromisso de realizar sua função social de informar a sociedade com responsabilidade. Em relação à ética no exercício do jornalismo, assinale a alternativa INCORRETA.
A
Boatos e rumores não substituem o fato, logo o jornalista não pode acreditar em tudo que ouve e vê, ele tem o dever ético de duvidar sempre, não pode ser ingênuo a ponto de não perceber que a maioria das notícias afeta interesses.
B
O jornalista deve ir além da busca dos dois ou mais lados da notícia. É preciso investigar, apurar e relatar os fatos de forma precisa, clara e direta.
C
É obrigação do jornalista corrigir qualquer informação errada que divulgue. Não existe jornalista que não cometa erros por menores que sejam, cabendo a ele buscar a melhor forma de reparação.
D
O jornalista deve ser claro na distinção entre fato e comentário. O veículo de comunicação tem que ser honesto com o cidadão, ainda que a linha editorial seja marcadamente favorável a determinado fato ou opinião.
E
É permitido, em virtude do princípio constitucional da liberdade de expressão, que o jornalista divulgue em suas reportagens nome, apelido, filiação e fotografia de menores de 18 anos envolvidos em atos infracionais.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.