Para iniciar o conteúdo de eletromagnetismo, o professor de Física elaborou um experimento para a construção de um eletroímã, facilmente confeccionado com fio de cobre esmaltado, pilha e um prego.
Material Utilizado
Montagem do Experimento
Imagem do Eletroímã
- Uma pilha; - Um prego de 10 cm; - 20 cm de fio de cobre esmaltado.
- Enrolou o fio de cobre dando 30 voltas em torno do prego; - Com a sobra, raspou as pontas dos fios, prendendoas com uma fita isolante nas extremidades da pilha.
Ao enrolar o fio de cobre no prego, formou-se um solenoide. Ligando os extremos do fio de cobre aos terminais da pilha, passa uma corrente elétrica de 5 A, que gera um campo magnético, potencializado pelo núcleo de ferro, no interior do solenoide. A partir daí, os alunos notaram que o prego passa a atrair materiais feitos de ferro ou alguma liga que o contenha. Quando se abria o circuito, isto é, desligando o fio da pilha, o prego de ferro se desmagnetizava e soltava os materiais.
Considerando a permeabilidade magnética do ar igual à do vácuo μ = 4π x10 -7 T.m/A, determine a intensidade do campo magnético no eixo central do solenoide, construído no experimento, e, usando a regra da mão direita, indique se A e B são polos norte ou sul magnéticos.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.