“(...) Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerosol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta (...)” .
ENDO, Tatiana Sechler. A pintura rupestre da pré-história e o grafite dos novos tempos (CELACC / ECA / USP 2009).
A respeito da pichação é INCORRETO afirmar que:
A
Trata-se de um fenômeno recente e desprovido de valor estético, histórico ou artístico, uma vez que consiste apenas na violação das leis, dos patrimônios públicos e das propriedades privadas.
B
Já na antiguidade é possível encontrar elementos de pichação. A erupção do vulcão Vesúvio preservou inscrita nos muros da cidade de Pompéia, que continham desde xingamentos até propaganda política e poesias.
C
Na Idade Média, padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrárias às suas ou mesmo difamar governantes.
D
Com a popularização do aerosol, após a Segunda Guerra Mundial, a pichação ganhou mais agilidade e mobilidade. Na revolta estudantil de 1968, em Paris, o spray foi usado como forma de protesto contra as instituições universitárias e manifestação pela liberdade de expressão.
E
No geral, são escritas frases de protesto ou insultos, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.