Para responder à questão, considere o apresentado em Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica (2023).
No transcorrer da consulta de enfermagem de B.G., 68 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete melito tipo 2 há 10 anos, tabagista (10 cigarros/dia) há 40 anos, apresentando úlcera em membro inferior esquerdo, o enfermeiro utilizou o índice tornozelo-braquial (ITB) com o objetivo de investigar a presença de insuficiência arterial e nortear a conduta. Para tal, observando a técnica correta para a obtenção do ITB, o enfermeiro obteve as seguintes medidas da pressão arterial sistólica:
Braquial direita: 140 mmHg
Braquial esquerda: 130 mmHg
Tibial posterior direita: 80 mm Hg
Podal dorsal direita: 90 mmHg
Tibial posterior esquerda: 90 mmHg
Podal dorsal esquerda: 110 mmHg
“A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é resultante do ataque imune contra a mielina dos nervos periféricos, sendo que na maioria dos casos, a apresentação clínica é frequentemente precedida por uma infecção viral, entre elas por H. influenzae, vírus Zica. Recentemente, alguns estudos têm sugerido uma possível relação entre a infecção por o SARS-CoV-2 e o desencadeamento da SGB” (Amaral e cols., 2021).
A prescrição médica para um paciente adulto, com diagnóstico de colite ulcerativa, inclui a administração de nutrição parenteral (NP). Considere os aspectos relacionados à assistência de enfermagem ao paciente em uso de NP e assinale a alternativa correta.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.