O distúrbio fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade e com variações regionais, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Assinale a alternativa correta sobre o DF.
A
Para o diagnóstico, as provas de fonologia (imitação, nomeação e fala espontânea) são suficientes, sendo dispensáveis provas complementares para verificar o comprometimento da criança.
B
Um tratamento bem-sucedido deve promover diferentes tipos de generalização e fatores como o nível de inteligência, aspectos motivacionais, variáveis intrassujeito não interferem na generalização.
C
A ultrassonografia de fala, embora possibilite uma visão direta e objetiva da relação fonética-fonológica, não viabiliza a observação da fala em tempo real.
D
Os processos fonológicos presentes são semelhantes aos das crianças com desenvolvimento típico, porém se mantêm além do esperado para a idade. Nos casos mais graves podem ocorrer processos idiossincráticos.
E
Na entrevista, questões relacionadas às otites de repetição, infecção das vias aéreas superiores e histórico familiar não são essenciais de serem investigadas.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.