A diabetes mellitus resulta da incapacidade do organismo em utilizar a glicose existente no sangue como forma de energia. Caracteriza-se por hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), com parâmetros variáveis como o da Sociedade Brasileira de Diabetes e outros, de outras fontes. A hipoglicemia, por sua vez, é a diminuição dos níveis de glicose sanguínea e, nesse caso, há inexistência de um consenso sobre o limiar de glicemia que a delimita precisamente. Contudo, ambas podem apresentar complicações, com impacto nos diabéticos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
A
Sintomas decorrentes da hipoglicemia acentuada incluem perda de peso, poliúria, polidipsia e infecções. Mesmo em indivíduos assintomáticos, pode haver hipoglicemia discreta, porém em grau suficiente para causar alterações funcionais, mesmo anteriormente ao diagnóstico.
B
Hipoglicemia é uma intercorrência comum no tratamento do diabetes e não prejudica a adesão ao tratamento. As pessoas mantêm dieta ou esquema de insulina mesmo na presença de episódios recorrentes de baixos níveis glicêmicos, para não comprometer o controle metabólico. Assim, as estratégias de tratamento devem enfocar a glicemia desejável e minimizar os fatores que levam à hipoglicemia, embora a prevenção de complicações da doença através do tratamento intensivo não traga maiores benefícios que os riscos associados à hipoglicemia, a qual pode se manifestar de maneira leve, moderada ou severa, com sequela neurológica e possibilidade de morte.
C
Hiperglicemia pode ser desencadeada por administração excessiva de insulina e hiperglicemiantes orais, exercício físico intenso e não programado, e ingestão de álcool; além disso, pela diminuição do clearence de creatinina, em indivíduos com falência renal, e pela diminuição da sensibilidade à insulina, após perda de peso.
D
Complicações, em decorrência da evolução da diabetes, especificamente naquelas pessoas que perduram durante anos com hiperglicemia, mas sem diagnóstico, acontecem, sendo necessárias mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida o mais precocemente possível. As alterações vasculares aparecem, em média, 10 anos após o início da doença, sendo a vasculopatia um importante fator causador de mortalidade e morbidade, podendo levar à insuficiência renal crônica, acidente vascular encefálico, doença coronariana, miocardiopatia, cegueira, lesão arterial dos membros inferiores e predisposição a infecções.
E
Prevenção da hipoglicemia acontece por meio de ajustes na medicação, atividade física, alimentação e monitorização da glicemia capilar, porém os glicosímetros são dispensáveis na verificação de glicemia capilar. Nos casos de inconsciência por hipoglicemia, a ingestão de alimentos ajuda a recobrar a consciência.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.