Os testes flebológicos clássicos apresentavam grande utilidade na avaliação clínica do paciente com varizes de membros inferiores, auxiliando na determinação do comprometimento dos sistemas venosos profundo e superficial.
Assinale a alternativa que corresponde à descrição do teste de Brodie-Trendelenburg.
A
Dorsiflexão passiva do pé, com a perna estendida: com a palma de uma das mãos, o examinador pressiona a planta do pé, de maneira a fleti-lo, e com a outra mantém a perna em posição.
B
Ausculta da veia safena magna, com o paciente em pé ou deitado, sendo solicitado a ele que realize um esforço abdominal, como por exemplo tossir.
C
Em ortostatismo, aplica-se garrote abaixo do joelho, solicitando-se ao paciente que realize exercício: deambulação e/ou genuflexão.
D
Após elevação a 45º da extremidade e esvaziamento das veias subcutâneas, realiza-se garroteamento da raiz da coxa, com pressão suficiente para se promover a oclusão do sistema venoso superficial, solicitando-se então ao paciente que se levante.
E
Em ortostatismo, palpa-se o trajeto da veia varicosa a ser examinada, enquanto, com a outra mão, realiza- se percussão sobre esse trajeto.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.