Diante da suspeita clínica de tuberculose (TB) pulmonar, cabe a investigação da doença, utilizando, além dos exames laboratoriais comprobatórios, o diagnóstico por imagem, sobre o qual é correto afirmar:
A
as lesões sugestivas de TB em radiografias de tórax geralmente estão localizadas nas regiões inferiores e ventrais dos pulmões, em especial no pulmão esquerdo. Elas podem se manifestar como infiltrados, consolidações, espessamento dos septos interlobulares, retrações e calcificações.
B
a principal finalidade do exame radiológico é descartar a presença de outras doenças pulmonares associadas e avaliar a extensão do comprometimento pulmonar e sua evolução radiológica, especialmente nos pacientes que não respondem aos medicamentos para o tratamento da TB.
C
é comum que, mesmo na presença da doença, a radiografia não revele alterações. No entanto, essa última possibilidade é menos comum em pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), com contagem de linfócitos T-CD4+ abaixo de 200 células/mm3.
D
a broncoscopia com biópsia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética podem ser solicitadas como ferramentas diagnósticas adicionais para descartar outras doenças, exceto em casos de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) e em outras condições de imunodepressão.
E
a radiografia de tórax é recomendada para toda pessoa com suspeita clínica de TB pulmonar. Diferentes achados radiológicos podem sugerir doença em atividade, e algumas imagens radiológicas são consideradas patognomônicas de TB.
Explicação (Assistente Virtual)
Primeiro você deve responder a questão para ver a explicação.