Recentemente, a Prefeitura de Juquiá, localizada no estado de São Paulo, divulgou um novo edital, de número 03-2025, para a realização de um processo seletivo com vistas à contratação temporária de funcionários para suprir carências em diversos setores públicos. Com a publicação do edital, o município pretende preencher um total de 9 vagas imediatas e também formar um cadastro reserva para futuras necessidades. As oportunidades são distribuídas entre diferentes cargos que exigem níveis de formação tanto médio quanto superior.

Os interessados em participar desta seleção deverão ficar atentos ao calendário de inscrições, que será aberto no dia 16 de julho de 2025 e se encerrará no dia 28 de julho de 2025. As inscrições acontecerão de forma exclusivamente online, através do site da GL Consultoria, entidade organizadora do processo seletivo, à qual os candidatos deverão acessar a área intitulada "Minhas inscrições" para acompanhar o status da sua inscrição, imprimir comprovantes e verificar os documentos enviados. Vale destacar que, nesta fase, não foram divulgadas taxas de inscrição ou informações sobre possíveis isenções.

O processo seletivo contempla salários que variam entre R$ 1.552,57 e R$ 4.262,92. Os cargos ofertados são para Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador Social, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional. Cada cargo possui suas especificações e requisitos próprios; por exemplo, o cargo de Cuidador Social terá um regime de trabalho em turnos de 12x36 horas, compreendendo tanto o período diurno quanto o noturno, enquanto outros cargos terão uma carga horária semanal entre 30 a 40 horas.

Um ponto importante a ser observado pelos candidatos é a exigência de comprovante de escolaridade compatível com o nível educacional do cargo pretendido, elemento fundamental na avaliação durante a análise de documentação. Além disso, os candidatos deverão ficar atentos à data provável da prova, agendada para o dia 17 de agosto de 2025. Este será o primeiro estágio de avaliação, sob a forma de prova objetiva de múltipla escolha. A confirmação do horário e local de realização das provas será divulgada até o dia 6 de agosto de 2025, tanto no site da GL Consultoria quanto no site oficial da Prefeitura de Juquiá.

A prova objetiva será composta por uma série de perguntas distribuídas entre três áreas do conhecimento: 10 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática e Raciocínio Lógico e 10 questões de Conhecimentos Específicos relacionados com cada cargo. A combinação desses tópicos forma o conteúdo programático, o qual os candidatos deverão estudar de forma aprofundada para obter êxito no processo seletivo. A confirmação do gabarito será realizada posteriormente, embora a data exata de sua publicação não tenha sido divulgada até o momento.

Além disso, é importante observar que, em respeito às normas que regem os concursos públicos, existem critérios de aprovação bem definidos. Os candidatos devem alcançar a pontuação mínima estabelecida no edital para serem considerados aprovados, e aqueles que não conseguirem os resultados esperados poderão interpor recursos, conforme as regras específicas estabelecidas para esse fim.

A validade do concurso será de um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano, caso haja interesse e necessidade por parte da administração pública. Este fator permite à Prefeitura chamar candidatos aprovados dentro deste prazo, segundo a conveniência e demanda por novos servidores. Este período de validade assegura que, mesmo após o preenchimento imediato das vagas, posições possam ser ocupadas conforme surja a necessidade.

Por fim, a Prefeitura de Juquiá também está comprometida em oferecer oportunidades igualitárias por meio de regras que garantem cotas para candidatos com deficiência, das quais detalhes estarão disponíveis no edital. Dessa forma, este processo seletivo não apenas atende às necessidades administrativas do município, mas também busca fomentar a inclusão e diversidade no ambiente de trabalho.