No município de Ariranha, situado no estado de São Paulo, a administração local fez um importante comunicado a todos os interessados da região: foi divulgado um novo edital referente à abertura de um processo seletivo simplificado, identificado como Edital Processo Seletivo Prefeitura de Ariranha-SP 02-2025. Este processo busca preencher, de forma temporária, 100 vagas para o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais no âmbito do Programa Municipal de Combate ao Desemprego e Readaptação Profissional. Além das vagas imediatas, também será formado um cadastro de reserva, aumentando as oportunidades para quem busca uma reinserção no mercado de trabalho.
Para participar deste processo seletivo, é necessário que os candidatos atendam a alguns requisitos específicos. Em primeiro lugar, devem ter idade igual ou superior a 18 anos. Além disso, um critério importante é estar desempregado há ao menos seis meses e não receber qualquer benefício previdenciário, securitário, social ou familiar. Outro ponto crucial é que os candidatos precisam estar cadastrados no Cadastro Único e a renda per capita de seu núcleo familiar deve ser igual ou inferior a um quarto do salário-mínimo.
Há também exigências ligadas ao nível educacional: candidatos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, incluindo analfabetos ou semianalfabetos, devem comprovar inscrição no programa de Educação de Jovens e Adultos. A frequência mensal às atividades educacionais é obrigatória, sob pena de exclusão do programa. Para além dos quesitos educacionais, é necessário que os candidatos estejam quites com suas obrigações criminais e eleitorais.
Uma característica benéfica deste projeto é o tipo de contratação temporária, permitindo que pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso à empregabilidade temporária e renda. A carga horária de trabalho estabelecida para estas funções é de 4 a 6 horas diárias, em uma semana de cinco dias. Dependendo das horas trabalhadas, o benefício assistencial varia: para jornadas de 4 horas diárias, o valor é de ½ salário-mínimo; já para 6 horas, a remuneração equivale a ¾ do salário-mínimo.
O processo de inscrição para este concurso teve início em 02 de junho de 2025 e permanecerá aberto até 25 de junho de 2025. As inscrições são feitas exclusivamente online, através do site www.consesp.com.br, organizado pela Consesp, entidade responsável pela administração do certame. Importante ressaltar que não será cobrada taxa de inscrição, tornando o processo acessível a todos. Para aqueles que não têm acesso à internet, foi disponibilizado um posto de inscrição na Biblioteca Municipal Elvira Baione Brighenti, situada na Av. Maria Josefa Ayusso, 543, Desmembramento Santa Rita, funcionando em dias úteis durante o período de inscrição.
A seleção dos candidatos será baseada na realização de provas objetivas e atividades práticas, de acordo com o nível de escolaridade. Para os inscritos nos níveis de Semianalfabeto e Analfabeto, a avaliação se dará por meio de atividades práticas. Já para os níveis mais avançados, será aplicada uma prova objetiva, a qual ocorrerá na cidade de Ariranha, na provável data de 06 de julho de 2025, a partir das 8h. Os locais das provas serão divulgados em edital próprio, disponível nos meios tradicionais da Prefeitura e em jornal de circulação local, com uma antecedência mínima de três dias. O conteúdo da prova objetiva incluirá Língua Portuguesa, Matemática, e Conhecimentos Gerais, com um total de 30 questões, segmentadas igualmente entre as disciplinas.
Um ponto importante a ser ressaltado é que o prazo de vigência deste programa é de doze meses, com possibilidade de prorrogação, oferecendo estabilidade temporária aos participantes. O procedimento previsto para eventuais recursos, regras para cotas e outras especificidades estarão detalhados nos anexos do edital. Deste modo, a Prefeitura de Ariranha busca não apenas enfrentar o desemprego, mas também proporcionar oportunidades de qualificação profissional e reintegração social.