A Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou o edital número 02/2025, que normatiza a realização de um processo seletivo simplificado voltado para o preenchimento, em caráter temporário, de duas vagas no cargo de Professor Substituto com lotação prevista para o Campus de Porto Velho. Esta iniciativa da universidade visa suprir a demanda específica desses cargos até que uma nova seleção permanente possa ser estruturada.
O período de inscrições foi definido para se iniciar em 19 de setembro de 2025, estendendo-se até as 23h59min do dia 26 de setembro de 2025. Durante esse período, os interessados poderão submeter suas candidaturas enviando a documentação necessária, conforme especificado no edital, para o e-mail [email protected]. Destaca-se que, para essa seleção, não será cobrada taxa de inscrição, tornando o processo mais acessível para todos os candidatos interessados.
Para essas posições, cada vaga disponível contempla uma carga horária de 20 horas semanais, com um salário mensal no valor de R$ 3.899,47, que já inclui um auxílio-alimentação de R$ 500,00. As vagas são direcionadas para duas áreas distintas: Medicina e Ciências Biológicas II de professor assistente A, ambas exigindo, como requisito de escolaridade, no mínimo uma especialização, embora a apresentação de títulos como mestrado ou doutorado possa contribuir para uma melhor pontuação na prova de títulos e experiência docente.
O processo de seleção dos candidatos será baseado em duas etapas distintas: uma prova didática e outra de títulos e experiência docente. As avaliações ocorrerão nas instalações da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus Universitário José Ribeiro Filho, especificamente no Bloco 3A, salas 305 e 303, conforme indicado no Anexo III do edital. O Campus está localizado na Rodovia BR-364, km 9,5, em direção a Rio Branco-AC. No entanto, a data exata da prova ainda não foi divulgada oficialmente, e o mesmo vale para a data de publicação do gabarito.
A validação desse processo seletivo será de um ano, a contar da homologação do resultado final, com a possibilidade de prorrogação por igual período, conforme as necessidades institucionais que possam surgir. Este tipo de contratação temporária está previsto na legislação que rege os cargos públicos, mesmo que temporários, permitindo à universidade ajustar rapidamente suas necessidades de pessoal à realidade contemporânea.
A iniciativa descrita no edital não apenas responde a demandas institucionais imediatas, mas também configura uma excelente oportunidade para que docentes qualificados possam compor o corpo docente da Universidade Federal de Rondônia. Ao preencher essas vagas, o candidato tem a chance não só de garantir uma renda significativa, mas também de fazer parte de um ambiente acadêmico dinâmico e desafiador, contribuindo para o avanço da educação superior na região. A participação no processo não contempla exigências de taxas, o que mantém o acesso democrático e facilita a inscrição de um público diversificado de candidatos.
Os candidatos devem atentar-se aos detalhes do edital para evitar quaisquer imprevistos que possam comprometer a sua participação no processo. Estar devidamente informado sobre as etapas do concurso, os tipos de provas e as regras específicas é crucial para o sucesso em qualquer processo seletivo. Além disso, os indivíduos precisam manter-se atualizados com as futuras comunicações oficiais da universidade sobre o concurso, especialmente a sobre a divulgação das datas das provas e do gabarito.
O ambiente acadêmico em Porto Velho espera, com essa seleção, integrar profissionais preparados que, além de contribuírem com seus conhecimentos para o desenvolvimento da instituição, possam também se enriquecer com as experiências e desafios que a Universidade Federal de Rondônia tem a oferecer. Com a diversificação das áreas do conhecimento que os novos docentes irão abranger, a expectativa é que se estabeleça um ciclo de crescimento mútuo, alinhando as demandas da universidade com as aspirações dos novos professores.