A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), importante entidade de saúde em Minas Gerais, anunciou a abertura de mais um processo seletivo por meio do edital n. 86/2025, publicado recentemente. Este edital visa a contratação temporária de médicos para atuar no renomado Complexo Hospitalar de Barbacena, que engloba tanto o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena quanto o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo. Com a oferta de um total de 22 vagas para diversos especialistas médicos, este processo seletivo representa uma oportunidade importante para profissionais da área da saúde que desejam atuar em uma instituição reconhecida por sua importância na região.

As inscrições para este processo seletivo estarão abertas a partir do dia 22 de julho de 2025 e se encerrarão em 28 de julho de 2025. Os candidatos interessados devem preencher um currículo eletrônico específico, disponível no site oficial da Fhemig, www.fhemig.mg.gov.br. É importante frisar que as inscrições são gratuitas, facilitando o acesso de profissionais de diversas regiões que queiram se candidatar.

Os cargos ofertados são bastante específicos e os profissionais contratados serão inseridos em um regime de contratação temporária, com duração inicial de 12 meses, podendo haver prorrogação por igual período, dependendo das necessidades da instituição. O salário mensal previsto para os participantes será de R$ 6.680,12, com jornada de trabalho estipulada em 24 horas semanais. Os interessados devem ter ensino superior completo, habilitação legal para o exercício da profissão e estar registrado no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.

As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologista (7 vagas), Cirurgia Geral (3 vagas), Medicina Intensiva (1 vaga), Neurocirurgia (2 vagas) e Ortopedia e Traumatologia (9 vagas). Dessa forma, a Fhemig espera suprir a demanda do Complexo Hospitalar com profissionais qualificados e dedicados ao atendimento de excelência.

O processo de seleção compreende duas etapas distintas. Inicialmente, os candidatos passarão por uma análise curricular, onde será verificada a formação acadêmica e a experiência profissional de cada um. Para comprovar as informações do currículo, os candidatos devem apresentar certos documentos, como cópia simples de certificados ou diplomas, cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou contratos de trabalho que atestem a experiência profissional. No caso de ainda estarem empregados, uma declaração atualizada e assinada pelo empregador será necessária.

A segunda fase da seleção será uma entrevista, que acontecerá no dia 12 de agosto de 2025. Os detalhes como horário e local da entrevista serão comunicados posteriormente no site oficial da instituição. Todo o processo culminará na publicação do resultado final, que será divulgado também no site oficial da Fhemig.

É fundamental que os candidatos estejam atentos às documentações exigidas e se certifiquem de que tudo esteja em conformidade com os padrões estabelecidos no edital. Qualquer documentário fora dos parâmetros será desconsiderado na avaliação. As cópias simples dos documentos devem ser apresentadas, embora, se a CTPS estiver em formato digital, uma impressão deve ser acompanhada de um documento oficial de identificação com foto.

Outro ponto importante é a validade do processo seletivo, que será de até um ano a partir da data de publicação do ato de homologação do resultado final no Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais. Há ainda a possibilidade de prorrogação por mais um ano, caso necessário. Recursos e pedidos de reavaliação devem ser submetidos conforme as normas estipuladas no edital, sendo importantes para garantir a transparência e o direito ao devido processo dos candidatos.

Por fim, o processo seletivo para o Complexo Hospitalar de Barbacena pela Fhemig representa uma abrangente e interessante oportunidade para os médicos que desejam contribuir significativamente para a saúde da população mineira, em um reconhecido centro de saúde pública, marcando um passo importante na carreira profissional de muitos médicos.